Conheça o estilo Witbier – a cerveja de trigo belga
Witbier é um estilo de cerveja de trigo temperada com sementes de coentro e cascas de laranja, que nasceu na Bélgica há mais 400 anos e havia desaparecido por volta dos anos 1950.
O estilo estava extinto até que um mestre cervejeiro belga, chamado Pierre Celis, retomou a sua produção, na cidade de Hoegaarden, baseado em suas memórias de quando ele era criança e o estilo ainda era fabricado.
A partir deste renascimento, a cerveja de trigo belga ganhou notoriedade e caiu no gosto popular, transformando o estilo Witbier numa cerveja popular e de grande consumo, especialmente no verão.
Na aparência, tem cor amarelo palha e grande turbidez, como todas as cervejas de trigo, devido aos resíduos de levedura em suspensão, o que é uma característica específica da fermentação do trigo e faz muito bem para a digestão.
Seu aroma costuma ser levemente adocicado, às vezes com toques de baunilha ou mel, com um pouco de acidez moderada e notas cítricas de laranja. Um perfume herbal vindo do coentro remete à especiarias e pimenta.
No paladar, o amargor é baixo ou moderado, deixando sobressair sabores frutados e de especiarias, o que deixa a cerveja muito refrescante. O corpo é médio, mas a sensação de leveza é grande.
Uma cerveja elegante e deliciosa, para ser consumida fresca, ainda jovem, pois não deve ser guardada por um longo período.
Fonte: http://blogthebeerplanet.com.br/historia/conheca-o-estilo-witbier/#sthash.UjObUywX.dpuf
Nenhum comentário:
Postar um comentário