terça-feira, 10 de maio de 2016

História da Cerveja - Quanto Tudo Começou


Através de processo de fermentação o homem descobriu sem querer as primeiras bebidas alcoólicas, isso ocorreu a cerca de 10 mil anos atrás.
 
Um pouco mais tarde foi a vez da cerveja, que foi produzida inicialmente por padeiros, por causa dos ingredientes contidos na receita, grãos de cereais e leveduras.

O processo era feito basicamente deixando a cevada de molho até germinar, após isso era feito uma moedura grosseira que moldada em bolos era adicionada à levedura.

Esses bolos eram parcialmente assados, desfeitos e colocados em jarras juntamente com água e assim esperava-se até fermentar.

Historicamente existem evidências de que a cervejaria foi originada na região da Mesopotâmia, pois lá a cevada cresce em estado selvagem. A primeira cerveja foi provavelmente criada por acidente, documentos mostram que os sumérios se divertiam com uma bebida a base de cereais fermentada, isso em 2100 antes de Cristo.

Cerca de 40% da produção dos cereais da Suméria eram destinados às cervejarias que eram chamadas de Casas de Cerveja, um local mantido por mulheres.

Os egípcios aprenderam rápido a fabricar a bebida fermentada e continuaram essa tradição por milênios, fazendo da bebida parte da dieta diária. A cerveja que produziam naqueles tempos era bem diferente da atual, a coloração era mais escura, o sabor mais forte e a água adicionada a mistura não era potável, causando assim diversas doenças para a população. Apesar disso a base do produto era a mesma, a cevada fermentada.

Foi com o Império Romano que a cerveja definitivamente se expandiu, pois eles se encarregaram de levar a bebida para todos os lugares que ainda não a conheciam.

O líder político Júlio césar era um dos grandes admiradores da cerveja e após cruzar o Rubicão em 49 A.C ele deu uma grande festa na qual a bebida principal era a cerveja. É dele também o título de ter apresentado a cerveja aos britânicos, por que quando chegou à região o povo bebia somente licor de mel e leite.

O aumento do consumo da bebida fermentada só cresceu desde então e por esse motivo os artesãos das cidades começaram a produzir cerveja, nas tabernas onde falavam e negociavam assuntos importantes bebia-se muita cerveja.

E foi por meados do século XII que surgiram pequenas fábricas nas cidades europeias, com técnicas mais aperfeiçoadas, sabendo principalmente que a água era muito importante para se obter uma cerveja de qualidade.

Posteriormente com a evolução dos instrumentos científicos as técnicas foram cada vez mais aperfeiçoadas, chegando assim à cerveja que bebemos hoje, uma das bebidas mais consumidas pela população mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário